
Estudo aponta que banimento de smartphones pode ser ineficaz
HEALTHTECH
Estudo aponta que banimento de smartphones pode ser ineficaz


(Imagem: Axios)
Segundo uma pesquisa publicada no BMJ Publishing Group, uma das revistas mais respeitadas da atualidade, “banir o uso de smartphones e redes sociais entre crianças e adolescentes não resolve a questão central.”
Na prática, o intuito do estudo foi analisar como as políticas de restrição do uso dos celulares nas escolas se relacionavam com as seguintes medidas:
- Bem-estar mental;
- Sono;
- Desempenho escolar;
- Comportamento em sala de aula.
Ao final do estudo, descobriu-se que o efeito das proibições foi… Insignificante. Além disso, os dados não mostraram uma redução no tempo de uso ou nos padrões problemáticos de redes sociais.
Em outras palavras, o tempo de “não uso” do celular na escola estava sendo compensado por um maior tempo de uso dele dentro de casa.
O que defendem os autores
Segundo os cientistas envolvidos na pesquisa, as proibições escolares do uso de smartphones deveriam ser vistas como uma medida paliativa e não como uma solução final.
Afinal, em um futuro não distante, os alunos precisarão desenvolver uma relação saudável e autônoma com o mundo digital.
No entanto, há também quem acredite que a solução definitiva para o problema seja banir o celular da rotina dos jovens.

Redação
trends






waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se