Nova técnica (não) quer matar células cancerígenas

HEALTHTECH

Nova técnica (não) quer matar células cancerígenas

Redação
Redação
28 março 2025Última atualização: 27 março 2025

(Imagem: Axios)

Sim, você leu certo. Inclusive, você talvez deva estar se perguntando: “Não deveríamos matar as células cancerígenas?” E a resposta é: Com certeza.

Contudo, e se em vez de matá-las, conseguíssemos revertê-las ao seu estado natural? É exatamente isso que um grupo de pesquisadores da Coreia do Sul está tentando fazer.

O que é o câncer?

Câncer é uma doença causada por mutações no DNA que fazem certas células se multiplicarem de forma descontrolada. Então, essas células “anormais” podem formar tumores e invadir tecidos saudáveis ao redor;

Em casos mais graves, elas se espalham pelo corpo através do sangue ou da linfa, dando início ao processo que chamamos de metástase.

🩺 A doença pode surgir em diversos órgãos e está associada a fatores genéticos, ambientais e comportamentais, como tabagismo, dieta inadequada ou exposição a substâncias tóxicas.

Voltando ao assunto principal…

A equipe liderada pelo professor Kwang-Hyun Cho identificou um ponto-chave no desenvolvimento do processo: o momento exato em que uma célula saudável se torna cancerosa.

Então, utilizando dados de sequenciamento de RNA em célula única e modelos computacionais, o grupo conseguiu reconstruir a rede genética que comanda essa transição.

Foi assim que encontraram uma espécie de “interruptor molecular”, capaz de reverter a célula de volta ao seu estado saudável.

Maaaas… Embora muita gente ache que a cura do câncer foi encontrada, a má notícia é que ainda temos um longo caminho pela frente.

  • Apesar do sucesso da pesquisa, os experimentos foram feitos com células humanas cultivadas em laboratórios. Ou seja, ainda não sabemos como será o desempenho do tratamento em seres humanos com a condição.

Ainda assim, é possível que os cientistas tenham acabado de mudar um paradigma: Em vez de tratar o câncer com guerra, por que não tratá-lo com conversão?

Redação

Redação

Emoji de dedo apontando para a telaseu feedback importa!

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

1/2 - O que achou do post?

  • Ruim
  • Ótimo
Waffle

waffle | criando marcas que você gosta de consumir

junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve

inscreva-se
terça e quinta, às 05:15

seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.

inscreva-se
toda quinta às 11:11

um one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira

inscreva-se
toda segunda, às 18:18

para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos

inscreva-se
sempre às 06:06 manhã