Por que a dipirona é liberada no Brasil e proibida nos EUA?
WORLD HEALTH
Por que a dipirona é liberada no Brasil e proibida nos EUA?


(Imagem: Axios)
Uma história baseada em fatos reais: em um triste sábado à noite, o estagiário estudava a aula de “anti-inflamtórios não esteroidais” para sua prova final de farmacologia na faculdade.
Ao se deparar com o fato de que a dipirona é proibida nos Estados Unidos, imediatamente mandou mensagem para o Editor-Chefe e disse: “isso precisa sair no HT”.
A explicação
Por ter passado (por pouco) em farmacologia, o estagiário já se sente habilitado para explicar o motivo da proibição. risos.
🩺 A dipirona é regulamentada no Brasil devido à sua alta eficácia enquanto medicação analgésica e antitérmica.
No entanto, foi proibida nos EUA por potencial risco de agranulocitose, uma condição rara (mas grave) que reduz glóbulos brancos e compromete o sistema imunológico.
Dessa maneira, o indivíduo pode ficar mais vulnerável a infecções severas e recorrentes, o que pode culminar em complicações graves de saúde.
Riscos x Benefícios
Por ser o tipo de assunto que gera muita polêmica, vale ressaltar: a proibição (ou liberação) do medicamento é analisada a partir de uma relação risco x benefício. Em outras palavras:
A Agência de Vigilância Sanitária Brasileira (ANVISA) considera que os benefícios do medicamento são maiores que o risco.
Por outro lado, a FDA — “Anvisa” dos EUA — discorda, considerando os riscos superiores aos benefícios. Aos que quiserem entender de modo mais profundo “os dois lados da moeda”, é só clicar aqui.

Redação

waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se