
Gordura hepática em excesso pode dobrar risco de morte
WORLD HEALTH
Gordura hepática em excesso pode dobrar risco de morte


(Imagem: Biospace)
Um estudo do Instituto Karolinska revelou que pessoas com doença hepática gordurosa têm quase o dobro do risco de morrer em comparação com a população geral — ao todo, ela já afeta cerca de 25% da população global.
🩺 Conhecida como “Doença hepática gordurosa associada à disfunção metabólica”, a condição ocorre quando o fígado acumula gordura em excesso, devido a hábitos de vida inadequados, obesidade ou resistência à insulina.
Além disso, está diretamente relacionada a problemas metabólicos, como diabetes tipo 2, hipertensão e níveis altos de colesterol no sangue. Se não for tratada, pode evoluir para inflamação hepática crônica e cicatrizes permanentes no fígado.
O que diz o estudo?
Após analisar mais de 13 mil pacientes diagnosticados com a condição na Suécia entre 2002 e 2020, pesquisadores observaram um aumento expressivo na mortalidade geral.
Dentre as patologias analisadas, uma das que mais chamou a atenção foi o câncer de fígado, que representou uma mortalidade 35x maior ao longo do estudo.
Como posso evitar esse tipo de doença? Faça exercício físico, tenha uma boa alimentação e consuma álcool moderadamente. Por fim, é fundamental ir ao médico regularmente e ter os próprios exames em dia.

Redação

waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se