
Farmácias europeias usavam múmias para tratar doenças no século XII
WORLD HEALTH
Farmácias europeias usavam múmias para tratar doenças no século XII


(Imagem: Indian Express)
Sim, você leu certo. Entre os séculos XII e XVII, farmácias europeias vendiam “remédios” contendo restos mortais de múmias à população.
Tudo começou com um erro de tradução. Textos médicos árabes mencionavam o uso terapêutico do betume ("mūmiyā"), substância natural usada para tratar feridas.
- Porém, ao traduzir esses textos para o latim, estudiosos europeus confundiram "mūmiyā" com múmias egípcias, acreditando que os corpos embalsamados tinham poderes curativos semelhantes.
Essa confusão gerou um comércio intenso de restos humanos pulverizados, roubos de sepulturas e até mesmo corpos recém falecidos que foram retirados da forca.
A “Medicina das Múmias”
🩺 Por incrível que pareça, médicos prescreviam múmia para curar desde epilepsia e melancolia até hemorragias internas e tuberculose.
Além disso, comerciantes vendiam o pó de múmia ao lado de outros produtos macabros, como pó de crânio e gordura humana destilada.
- Segundo a crença do período, a regra era simples: Quanto mais antigo o corpo, mais potente se acreditava ser o remédio.
Contudo, a ascensão da ciência empírica e da anatomia contribuiu para a queda da múmia como remédio. Hoje, o uso medicinal de múmias soa grotesco.
Ainda assim, histórias como esta mostram que a fronteira entre a ciência e a superstição nem sempre foi tão evidente quanto gostaríamos de acreditar.
Isso sem falar que essas histórias nos fazem pensar na seguinte questão: O que será que fazemos hoje que, daqui a 1000 anos, soará extremamente grotesco?

Redação


waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se