Estudo descreve uso estético do Botox como “não tão inofensivo” à saúde

STAY HEALTHY

Estudo descreve uso estético do Botox como “não tão inofensivo” à saúde

Redação
Redação
18 abril 2025Última atualização: 17 abril 2025

Um novo estudo, realizado por pesquisadores da Escola Paulista de Medicina, trouxe à tona os riscos do uso estético da toxina botulínica, também conhecida como Botox.

Pesquisadores da UNIFESP revisaram 50 estudos internacionais e concluíram: o procedimento não pode ser classificado como minimamente invasivo.

O que é o Botox?

O botox é um procedimento estético que utiliza a toxina botulínica tipo A para relaxar temporariamente os músculos da face.

🩺 Ao ser injetada em pequenas quantidades, essa toxina bloqueia a liberação de acetilcolina, um neurotransmissor responsável pela contração muscular.

Com isso, as rugas dinâmicas — como as da testa e ao redor dos olhos — tornam-se menos visíveis. Ainda assim, vale ressaltar que o efeito é temporário, geralmente durando entre 3 e 6 meses, e deve ser aplicado por profissionais capacitados.

O uso cresce, e os riscos também

Segundo a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética, o botox foi o líder entre os procedimentos estéticos não cirúrgicos em 2022, com mais de 9,2 milhões de aplicações no mundo.

  • No Brasil, foram mais de 433 mil aplicações, o que corresponde a quase 45% de todos os tratamentos estéticos não cirúrgicos no país.

Essa popularidade, no entanto, veio acompanhada de um aumento nas complicações. Conforme a médica coordenadora do estudo, Samira Yarak, a falta de diretrizes claras e a banalização do uso do botox representam um problema de saúde pública.

Os efeitos colaterais mais comuns são hematomas, inchaço e dor local — que, em geral, são leves e passageiros.

No entanto, outros como ptose palpebral, assimetria facial, visão dupla, infecções e até mesmo reação anafilática podem ocorrer. E, é claro, fatores como má aplicação, produtos irregulares, diluições erradas e falta de capacitação aumentam os riscos.

Por fim, gostaríamos de alertar que o botox estético pode parecer simples, mas exige conhecimento técnico, estrutura adequada e cuidado individualizado.

Antes de buscar o efeito antirrugas, é essencial garantir que o procedimento seja seguro e responsável. Não deixe de fazê-lo com um profissional qualificado. Caso contrário, você pode cair no famoso dilema do “barato que sai caro”.

Redação

Redação

Emoji de dedo apontando para a telaseu feedback importa!

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

1/2 - O que achou do post?

  • Ruim
  • Ótimo
Waffle

waffle | criando marcas que você gosta de consumir

junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve

inscreva-se
terça e quinta, às 05:15

seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.

inscreva-se
toda quinta às 11:11

um one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira

inscreva-se
toda segunda, às 18:18

para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos

inscreva-se
sempre às 06:06 manhã