
A relação entre a sua pele e uma (possível) doença celíaca
SAÚDE
A relação entre a sua pele e uma (possível) doença celíaca


(Imagem: Axios | Reprodução)
Essa aqui vai para os amantes de Dermato. Quem gosta da área sabe que a nossa pele pode dizer muito mais do que podemos imaginar.
Por esse motivo, a matéria de hoje é sobre como a nossa pele pode nos fazer suspeitar de uma doença específica. A doença celíaca.
Você sabe do que se trata?
🩺 A doença celíaca é uma condição autoimune desencadeada pela ingestão de glúten. Afeta o intestino delgado, causando inflamação e má absorção de nutrientes.
Sintomas incluem dor abdominal, diarreia e fadiga. O tratamento “padrão ouro” é uma dieta sem a ingestão de glúten.
Além disso, estima-se que 25% das pessoas com doença celíaca apresentem dermatite herpetiforme, uma erupção cutânea considerada a manifestação cutânea da doença celíaca.
É caracterizada por pequenas erupções vermelhas ou roxo-azuladas — aparecendo frequentemente nos cotovelos, joelhos, nádegas, costas e couro cabeludo.
No entanto, essa não é a única condição de pele que pode ocorrer em indivíduos com sensibilidade ao glúten. Aqui vão outras:
- Eczema, psoríase;
- Pele cronicamente seca;
- Urticárias.
Resumindo: Se você acredita que alguma das descrições feitas aqui na matéria possa estar relacionada com a sua alimentação, o melhor caminho é procurar ajuda médica.

Redação
trends






waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se