
Wegovy pode reduzir problemas cardiovasculares em 37%
RESEARCH
Wegovy pode reduzir problemas cardiovasculares em 37%


(Imagem: Superinteressante)
Um novo estudo apresentado no Congresso Europeu de Obesidade mostrou que a semaglutida 2,4 mg (Wegovy) promove uma expressiva redução de eventos cardiovasculares em curto prazo.
Em apenas três meses, o risco de infarto, AVC ou morte por doença do coração caiu 37% — apontando um efeito protetor precoce do medicamento.
E se o nome Wegovy lhe soa familiar, provavelmente é porque ele possui um “primo” bem conhecido: o Ozempic. Ambos contêm a mesma substância ativa — a semaglutida — mas são usados com finalidades diferentes.
- O Ozempic é aprovado para tratar diabetes tipo 2;
- O Wegovy é indicado para o controle da obesidade.
A principal diferença está na dosagem: o Wegovy tem doses maiores, otimizadas especificamente para a perda de peso significativa.
Voltando ao assunto principal…
Os dados recentes vêm do estudo SELECT, que acompanhou 17.604 adultos com sobrepeso ou obesidade e doença cardiovascular — o trabalho foi conduzido em 41 países.
A descoberta mais impactante é que os benefícios não se explicam apenas pela perda de peso, sugerindo uma ação direta da semaglutida na proteção do coração.
Segundo os autores, o efeito aparece logo no início do tratamento, antes mesmo de uma perda de peso significativa. Alguns destaques do estudo:
- O risco de morte por doença cardíaca caiu 50%;
- As hospitalizações ou atendimentos de urgência por insuficiência cardíaca diminuíram 59%.
Um déjà-vu da medicina?
Ao ler uma notícia como essa, o estagiário se lembra de um velho ditado: “A história não se repete, mas muitas vezes, ela rima.”
Isso porque, há cerca de 10 anos, uma classe de medicamentos chamada inibidores de SGLT2 foi desenvolvida para tratar o diabetes tipo 2.
- Contudo, pouco tempo depois, descobriu-se que esses medicamentos também possuíam propriedades cardiovasculares incríveis — hoje, são amplamente usados no tratamento da insuficiência cardíaca.
Será que o mesmo vai acontecer com a semaglutida? Ainda não sabemos. Mas, se tivéssemos que apostar em um medicamento com grande potencial para nos surpreender nos próximos anos, esse certamente seria um forte candidato.

Redação
trends





waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se