
Queijo pode gerar pesadelos?
RESEARCH
Queijo pode gerar pesadelos?


(Imagem: Time)
Há séculos, o senso comum associa alimentação ruim e má digestão a sonhos conturbados. Mas a pergunta que fica é: essa “lenda urbana” tem embasamento científico? Aparentemente, sim.
Um estudo recente, publicado na Frontiers in Psychology, investigou se certos alimentos — como o queijo — estariam ligados à ocorrência de pesadelos.
Na teoria, não, mas na prática…
Sim. No estudo, conduzido pela Universidade de Montreal, um quarto dos participantes relatou que certos alimentos pioravam o sono — e 22% culparam os laticínios por pesadelos. Outros dados relevantes:
- Entre os que associavam dieta a sono ruim, 30% eram intolerantes à lactose;
- Além dos laticínios, os alimentos mais apontados como causadores de sonhos ruins foram doces (31%), carnes (16%) e comidas apimentadas (13%).
Mas como a saúde intestinal pode afetar o sistema neurológico?
O intestino e o cérebro se comunicam constantemente por meio do chamado eixo intestino-cérebro, trocando sinais químicos, nervosos e hormonais.
Quando há inflamação ou desconforto gastrointestinal — como ocorre na intolerância à lactose —, substâncias inflamatórias podem interferir na função cerebral, alterando emoções e o padrão do sono.
🩺 Isso explica por que sensações físicas, como cólicas ou gases, podem ser incorporadas aos sonhos, aumentando a chance de pesadelos.
PS: Aos que quiserem se aprofundar no assunto, aqui vai o artigo científico original.

Redação

waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se