
Jovens usuários de Cannabis apresentam piora da função cognitiva
RESEARCH
Jovens usuários de Cannabis apresentam piora da função cognitiva


(Imagem: Survey Monkey)
Dados alarmantes. Uma das maiores pesquisas já conduzidas sobre os efeitos da cannabis no cérebro de jovens adultos revelou uma redução na atividade cerebral durante testes cognitivos.
O estudo, liderado pela Universidade do Colorado, analisou dados de mais de mil pessoas entre 22 e 36 anos — incluindo exames de ressonância magnética, testes toxicológicos e histórico de uso da substância.
O que está por trás do resultado?
A cannabis afeta o cérebro do jovem adulto porque o THC, seu principal composto ativo, interfere nos receptores celulares que regulam funções como memória e atenção.
🩺 Como o cérebro ainda está em desenvolvimento até os 25-30 anos, essa interferência pode alterar conexões neurais importantes, prejudicando a capacidade de raciocínio da pessoa.
O uso frequente pode reduzir a atividade de áreas cerebrais responsáveis pela tomada de decisões e pelo controle emocional.
No entanto, em graus avançados de vício, a interrupção do uso pode causar sintomas de abstinência. Assim, o indivíduo tem maior dificuldade em recuperar suas funções cognitivas.
💭 Considerações para o futuro. Com a crescente legalização da cannabis ao redor do mundo, entender seus efeitos é fundamental para um debate mais embasado.
Seja você contra ou a favor, uma coisa é fato: Diante de qualquer tipo de nova legalização, é necessário ter bastante cautela.

Redação


waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se