
Infecções na gengiva podem estar relacionadas ao Alzheimer
RESEARCH
Infecções na gengiva podem estar relacionadas ao Alzheimer


(Imagem: Didsbury dental)
O que um tem a ver com o outro? Uma nova pesquisa, publicada na revista Science Advances, sugere uma conexão intrigante entre a saúde bucal e o Alzheimer
- Sendo mais específico, o estudo relaciona a bactéria Porphyromonas gingivalis, causadora da periodontite crônica (piorreia), ao desenvolvimento da patologia.
Mas… Como surgiu essa desconfiança? Pesquisadores detectaram essa bactéria nos cérebros de pacientes que morreram com Alzheimer numa frequência acima do normal — além disso, experimentos em camundongos reforçaram a tese.
🩺 A infecção pela P. gingivalis levou à colonização cerebral e aumentou a produção de beta-amiloide, uma proteína associada à doença.
Um longo caminho
Sem dúvida alguma, um dos aspectos mais fascinantes da ciência está no fato de que ela pode nos trazer mais dúvidas do que respostas.
Por exemplo, esse tipo de estudo encontrou uma correlação entre a presença da bactéria e o desenvolvimento do Alzheimer. No entanto, isso não evidencia uma causalidade entre uma coisa e a outra.
Agora, os pesquisadores ainda têm um longo caminho para provar essa hipótese, que desafiaria algumas noções que temos a respeito da doença.

Redação


waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se