
Idosos usuários de smartphones podem ter menor declínio cognitivo
RESEARCH
Idosos usuários de smartphones podem ter menor declínio cognitivo


(Imagem: Axios)
Uma nova análise desafia a ideia de que celulares e tablets causam “demência digital” em idosos.
- Muito pelo contrário, o uso frequente de dispositivos eletrônicos pode estar ligado a um menor declínio cognitivo por estimular funções como memória, atenção e resolução de problemas.
Além disso, facilita conexões sociais e promove atividades que demandam da cognição, como a organização da própria rotina ou o contato com familiares.
🩺 Combinados, esses fatores contribuem para manter o cérebro ativo e funcional durante o envelhecimento.
O que o estudo encontrou?
A revisão de 57 estudos, com mais de 400 mil pessoas acima dos 50 anos, mostrou que quem usa celulares ou internet com frequência apresenta um menor risco de comprometimento cognitivo.
A média de idade dos participantes era de 69 anos, e todos haviam feito testes mentais ou recebido algum diagnóstico neurológico.
De modo geral, a metodologia do estudo feito possui uma limitação: Não nos permite inferir uma relação direta entre causa e consequência.
- Em outras palavras, ainda não se sabe se a tecnologia ajuda a preservar o cérebro, ou se pessoas com cognição melhor tendem a usá-la mais. Afinal, ambas as hipóteses são plausíveis.
Ainda assim, os autores do estudo insistem que trata-se de uma “via de mão dupla”, na qual tanto o uso estimula o cérebro quanto o bom funcionamento mental favorece o uso. Para se aprofundar no assunto, aqui vai o link do artigo original.

Redação

waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se