
Cientistas reverteram a doença de Parkinson em camundongos
RESEARCH
Cientistas reverteram a doença de Parkinson em camundongos


(Imagem: University of Sidney)
🧠 Pesquisadores da Universidade de Sydney descobriram uma versão defeituosa de uma proteína que se acumula no cérebro — e pode impulsionar o surgimento do Parkinson.
Por mais de dez anos, a equipe liderada pela professora Kay Double buscou entender como proteínas alteradas poderiam danificar células nervosas e causar a doença.
Sobre a condição 🩺
O Parkinson é uma doença neurológica degenerativa na qual células do cérebro responsáveis por produzir dopamina morrem progressivamente.
🩺 Isso leva a tremores, rigidez muscular, lentidão e dificuldades de equilíbrio no paciente.
Embora ainda não exista cura, pesquisas buscam entender melhor suas causas e desenvolver tratamentos que possam retardar sua progressão.
A descoberta
Os pesquisadores identificaram que, no Parkinson, a proteína SOD1 fica malformada e se acumula, prejudicando as células cerebrais envolvidas no movimento.
A partir disso, propuseram o uso de um suplemento especial de cobre para restaurar a forma normal da proteína, evitando que ela se agrupe e cause danos.
- Em camundongos, essa estratégia trouxe melhora expressiva nos sintomas motores;
- Em humanos, ainda são necessárias mais pesquisas para confirmar sua eficácia.
Na prática, é uma promessa interessante, mas ainda não pode ser considerada definitiva.Aos que quiserem se aprofundar no assunto, aqui vai o artigo científico original.

Redação
trends






waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se