Cientista trata o próprio câncer com vírus que cultivou em laboratório
RESEARCH
Cientista trata o próprio câncer com vírus que cultivou em laboratório
(Imagem: Nature)
Uma história digna de filme. Após recorrer ao método tradicional, a cientista Beata Halassy decidiu usar os próprios conhecimentos para lutar contra a doença.
Aos 49 anos, Halassy descobriu que seu câncer de mama havia retornado, pela segunda vez, no mesmo local em que havia operado anteriormente. Cansada da quimioterapia, ela resolveu apostar em algo diferente.
Vírus x Câncer
Contra todas as diretrizes e opiniões, a cientista passou a desenvolver um tratamento pioneiro: a Viroterapia Oncolítica.
🩺 A viroterapia oncolítica usa vírus modificados para infectar e destruir seletivamente células tumorais, poupando tecidos saudáveis.
Além disso, estes vírus estimulam o sistema imunológico, que passa a “combater” as mutações geradas a partir da neoplasia.
Quanto ao resultado
O tumor diminuiu significativamente, tornou-se mais maleável e desprendeu-se dos tecidos adjacentes, o que facilitou a cirurgia de remoção.
Além disso, análises histopatológicas mostraram uma infiltração de linfócitos, indicando que o sistema imunológico entrou em ação.
Ainda assim, boa parte da comunidade científica desaprovou (e muito!) o experimento de Halassy. Enquanto alguns a descreveram como corajosa, outros enxergaram um dilema ético na questão.
Redação
waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você
reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-seseu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-seum one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira
inscreva-separa começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se