
Adoçantes podem estar associados a danos neurológicos e vasculares
RESEARCH
Adoçantes podem estar associados a danos neurológicos e vasculares


(Imagem: Ondacero)
Segundo um novo estudo, o eritritol, adoçante comum em produtos “zero açúcar”, pode estar ligado a um maior risco de AVC e doenças cardiovasculares.
Cientistas da University of Colorado Boulder, nos Estados Unidos, expuseram células de vasos cerebrais humanos a uma quantidade de eritritol semelhante à de uma bebida adoçada.
- Após 3 horas, essas células apresentaram quase o dobro de radicais livres (moléculas tóxicas) e uma menor produção de óxido nítrico.
Na prática, radicais livres são moléculas instáveis que danificam as células. Já o óxido nítrico é essencial para a dilatação dos vasos e para manter um fluxo sanguíneo saudável.
🩺 Com menos óxido nítrico e mais radicais livres, os vasos podem ficar mais rígidos e inflamados, aumentando o risco de coágulos, derrames e outros problemas cardiovasculares.
E agora?
Embora os dados venham de experimentos laboratoriais, eles se somam a estudos clínicos, como este publicado por médicos da Cleveland Clinic na revista Nature, que já associavam o eritritol a eventos cardiovasculares.
💡 Por esse motivo, especialistas recomendam moderação no uso desse tipo de substância. O eritritol já demonstrou benefícios em contextos específicos, mas também pode apresentar riscos à saúde cardiovascular.

Redação
trends

waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se