
Adoçantes artificiais podem estar associados ao declínio cognitivo
RESEARCH
Adoçantes artificiais podem estar associados ao declínio cognitivo


(Imagem: O Globo)
🥄 Uma colher de chá. Este foi o consumo médio diário de adoçantes artificiais entre os participantes que apresentaram os piores resultados cognitivos em um estudo brasileiro recente.
A pesquisa, conduzida pela Universidade de São Paulo e publicada na revista Neurology, acompanhou mais de 12 mil adultos e identificou uma associação direta entre o uso de adoçantes e o envelhecimento cerebral.
O que foi revelado? 📊
- Participantes que consumiram maiores quantidades de adoçantes artificiais apresentaram uma taxa 62% mais rápida de declínio cognitivo global em comparação com os que ingeriram menos;
- A fluência verbal diminuiu até 173% mais rapidamente;
- A memória de trabalho sofreu um declínio de 32%.
Esses prejuízos afetaram especialmente a capacidade de lembrar palavras, processar informações e manter foco.
Os efeitos foram ainda mais intensos entre pessoas com diabetes, devido à maior vulnerabilidade cerebral.
No geral, o consumo frequente de adoçantes como aspartame, sacarina e eritritol foi associado a um envelhecimento cerebral equivalente a mais de um ano e meio.
O que explica isso? 🔬
Estudos em animais sugerem que os adoçantes artificiais podem ser metabolizados em substâncias neurotóxicas capazes de gerar inflamação no cérebro.
🩺 Esse processo, chamado de neuroinflamação, afeta células como a micróglia, responsáveis por proteger o sistema nervoso.
Além disso, os adoçantes parecem alterar a microbiota intestinal, prejudicando a barreira hematoencefálica, uma estrutura que protege o cérebro de toxinas.
Por fim, embora os resultados sejam expressivos, é importante lembrar que se trata de um estudo observacional. Ou seja, ele não comprova uma relação de causa e efeito de forma definitiva.
PS: Aos que quiserem se aprofundar no assunto, aqui está o artigo científico completo.

Redação
trends


waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se