
Tecnologia chinesa promove chuva no deserto
HEALTHTECH
Tecnologia chinesa promove chuva no deserto


(Imagem: Le Monde)
Parece mentira, mas não é. Cientistas chineses conseguiram aumentar a chuva em mais de 4% em Xinjiang, uma das regiões mais secas da China.
A técnica usada se chama “semeadura de nuvens” — um método que estimula a formação de chuva a partir de nuvens já existentes.
Ela consiste em lançar substâncias como iodeto de prata, sal ou gelo seco na atmosfera, geralmente por aviões ou drones.
Esses compostos funcionam como “núcleos de condensação”, ao redor dos quais o vapor de água se agrupa e forma gotículas maiores. Com o acúmulo de peso, essas gotículas caem na forma de chuva.
Na prática, o objetivo é aumentar artificialmente a precipitação em regiões secas ou que necessitam de controle climático.
Tá, mas o que isso tem a ver com saúde?
É aí que as coisas começam a ficar interessante. A semeadura de nuvens pode melhorar a saúde pública ao aumentar a disponibilidade de água em regiões áridas e afetadas pela seca.
🩺 Com mais chuva, há maior segurança hídrica para consumo humano, agricultura e higiene — o que reduz doenças relacionadas à escassez de água.
A vegetação também se recupera, melhorando a qualidade do ar e diminuindo problemas respiratórios causados por poeira e poluentes. Por fim, a chuva ajuda a dispersar partículas finas em áreas urbanas poluídas, como nas grandes cidades.

Redação


waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se