
Novo fio dental pode substituir as agulhas de vacinas
HEALTHTECH
Novo fio dental pode substituir as agulhas de vacinas


(Imagem: Emerson Dental)
Por incrível que pareça, o medo de agulhas ainda afasta muitas crianças (e adultos) das vacinas. Mas… e se isso deixasse de ser uma realidade?
Pesquisadores da Texas Tech University propuseram uma solução inusitada: O fio dental como meio de aplicação de vacinas.
Como funciona?
Cientistas utilizaram o fio dental como veículo para vacinas, explorando o epitélio juncional — região onde a gengiva encontra o dente — como porta de entrada.
🩺 Essa área é naturalmente permeável, permitindo que moléculas, como antígenos de vacinas, atravessem e entrem em contato com células do sistema imunológico.
Ao revestir o fio com vacinas e aplicá-lo nesse local, os pesquisadores estimularam uma resposta imune robusta. Portanto, além de indolor, a técnica poderia substituir parte das vacinas injetáveis, facilitando a imunização em larga escala.
Pensando fora da caixinha 📦
Segundo os cientistas, a ideia é que a inovação não exija profissionais de saúde para sua aplicação e possa ser enviada pelos correios.
Do ponto de vista epidemiológico, isso seria extremamente útil, pois evitaria aglomerações em postos de saúde.
Maasss… Apesar dos bons resultados, os testes foram feitos apenas com camundongos até o momento. Ou seja, ainda são necessários ensaios clínicos para comprovar a segurança e a eficácia da técnica em humanos.

Redação
trends







waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se