Combate à Dengue: Haja inovação!

HEALTHTECH

Combate à Dengue: Haja inovação!

Redação
Redação
18 março 2024Última atualização: 18 março 2024

Nas últimas semanas, não se fala de outra coisa. A epidemia de dengue que o Brasil sofre no momento está afetando muita gente.

Olha que legal. Cientistas da UFRGS usaram Inteligência Artificial para identificar a espécie e o gênero de um mosquito apenas pela frequência sonora emitida ao bater as asas.

Calma aí, deixa que a gente explica…

A ideia é dispor pequenos “microfones” pelas cidades, analisar o áudio desses microfones e então levar esses dados para um aplicativo, que vai alertar a presença de espécies perigosas de insetos.

Isso aqui é genial

Para captar a frequência sonora com a melhor precisão possível, esses microfones serão verdadeiras “armadilhas” para os animais voadores.

A ideia é colocar água parada dentro desse dispositivo, que vai atrair o Aedes aegypti fêmea, em busca de água e sombra para colocar seus ovos e se multiplicar.

Literalmente uma psicologia reversa. Afinal, qual o primeiro mandamento no combate à dengue? Não deixar a água parada. Vai vendo…

E as startups também não ficaram de fora…

Aqui vai uma lista de startups criadas para ajudar no combate:

  • Parceria da OFF! com a Google: Uma plataforma em tempo real que mostra a previsão de mosquitos da dengue na sua localização em qualquer ponto do Brasil.
  • A, a Fumajet e a Ecovec-Rentokil não saíram atrás: uma produz “motos smart” que eliminam focos de transmissão viral e a outra produz um repelente (como você nunca viu antes).
  • Por último temos a Metattack: um biopesticida à base de fungos que controla a proliferação de larvas das espécies. Reza a lenda que ela é a queridinha do agro…

Resumindo: É muita inovação, ideia e gente inteligente pensando para solucionar o problema. Com certeza vamos sair dessa!

Redação

Redação

Emoji de dedo apontando para a telaseu feedback importa!

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

1/2 - O que achou do post?

  • Ruim
  • Ótimo
Waffle

waffle | criando marcas que você gosta de consumir

junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve

inscreva-se
terça e quinta, às 05:15

seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.

inscreva-se
toda quinta às 11:11

um one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira

inscreva-se
toda segunda, às 18:18

para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos

inscreva-se
sempre às 06:06 manhã