
Angolano é operado a 11 mil km de distância
HEALTHTECH
Angolano é operado a 11 mil km de distância


(Imagem: RTP África)
👏 Histórico! Pela primeira vez, uma cirurgia robótica foi realizada remotamente no continente africano, conectando um paciente em Luanda, Angola, a um médico nos Estados Unidos.
A operação, realizada em 14 de junho, foi comandada por Vipul Patel, cirurgião e diretor do Global Robotics Institute, na Flórida.
Sobre o procedimento 🩺
A prostatectomia é uma cirurgia que consiste na remoção parcial ou total da próstata, geralmente indicada em casos de câncer ou aumento significativo do órgão.
🩺 O procedimento pode ser feito por via aberta, laparoscópica ou assistida por robô, controlado remotamente por um médico.
A finalidade é remover o tecido comprometido e prevenir a progressão da doença, preservando ao máximo a função urinária e sexual do paciente.
A equipe local foi essencial 🇦🇴
Embora a cirurgia tenha sido comandada à distância, uma equipe multidisciplinar esteve presente em Luanda para garantir a segurança do procedimento.
- Cirurgiões, anestesistas, engenheiros e membros da equipe de Patel acompanharam todo o processo diretamente no centro cirúrgico angolano.
Segundo o diretor do hospital, Carlos Alberto Masseca, a operação “correu bem” e o paciente está em recuperação.

Redação
trends







waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se