
Inteligência Artificial sofre declínio cognitivo ao longo do tempo
HEALTHCARE
Inteligência Artificial sofre declínio cognitivo ao longo do tempo


(Imagem: Axios)
Aparentemente, a inteligência artificial é mais humana do que imaginávamos. Ou você achava que elas também não tinham um “ponto fraco”?
Um estudo publicado pelo BMJ Group levantou preocupações sobre a confiabilidade da AI na Medicina, afirmando que os sistemas também podem sofrer declínio cognitivo ao longo do tempo.
A pesquisa foi feita da seguinte maneira: A partir de um teste cognitivo padronizado, foram avaliados o GPT 4o, ChatGPT 4, Sonnet e o Gemini.
- Chat GPT 4o: Fez 26 pontos (0-30);
- Chat GPT 4 e Sonnet: Fizeram 25 pontos (0-30);
- Gemini: Fez apenas 16 pontos (0-30);
Segundo os cientistas envolvidos, os modelos mais “idosos” apresentaram dificuldades significativas em funções que envolviam habilidades como abstração visual e função executiva.
Padrões semelhantes
Assim como a inteligência artificial, os humanos experimentam um declínio cognitivo progressivo ao longo do tempo, impactando funções como memória, atenção e raciocínio.
🩺 Nos humanos, isso ocorre devido ao envelhecimento biológico, que reduz a plasticidade neuronal, altera conexões sinápticas e afeta a eficiência do processamento de informações.
Já na AI, esse declínio ocorre quando os modelos deixam de ser atualizados e perdem a capacidade de interpretar novos dados corretamente.
Portanto, se você estava com medo da inteligência artificial roubar seu emprego, saiba que ela também tem suas fraquezas…

Redação


waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se