
Estados Unidos pretende cortar verbas para pesquisas em saúde
HEALTHCARE
Estados Unidos pretende cortar verbas para pesquisas em saúde


(Imagem: National Institute of Health)
Corte bilionário. O NIH (Instituto Nacional de Saúde americano) anunciou que deixará de renovar determinados financiamentos oferecidos a laboratórios de pesquisa fora dos Estados Unidos — decisão que afetará milhares de projetos sobre doenças infecciosas, câncer e saúde global.
Como vai funcionar? Basicamente, o National Institutes of Health trabalha com dois modelos de financiamento: os diretos e os indiretos.
- No financiamento direto, o NIH envia o dinheiro diretamente para a instituição ou pesquisador estrangeiro.
- Já no financiamento indireto, o dinheiro vai primeiro para uma instituição nos EUA, que repassa parte dele para parceiros estrangeiros.
Nesse caso, a nova medida pretende eliminar os financiamentos indiretos — que são menos rígidos do ponto de vista burocrático do que os diretos.
Mudança estrutural
Segundo estimativas, a expectativa é que cerca de US$ 500 milhões deixem de circular em colaborações internacionais anualmente. Só para se ter uma ideia, em 2024, o financiamento global dos EUA para a área da saúde foi de US$ 12 bilhões.
A partir de agora, cientistas estrangeiros precisarão submeter pedidos diretos ao NIH, enfrentando um maior grau de rigor administrativo.
A justificativa? Segurança nacional e falta de transparência. Segundo o governo, boa parte do orçamento disponibilizado era mal administrada.

Redação
trends






waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se