
Empresas devem adotar planos de saúde mental para os colaboradores
HEALTHCARE
Empresas devem adotar planos de saúde mental para os colaboradores


(Imagem: Axios)
Está dando o que falar. A partir de 26 de maio de 2025, as empresas brasileiras precisarão implementar planos de saúde mental e avaliar riscos psicossociais no ambiente de trabalho.
A medida, estabelecida pela atualização da Norma Regulamentadora (NR-1), reflete uma crescente preocupação com aspectos emocionais dos trabalhadores.
Tendências alarmantes
De acordo com uma pesquisa realizada pela It’s Seg Company, o número de afastamentos do trabalho por questões de saúde mental não para de crescer.
- Apenas em 2023 houve um aumento de 20% na quantidade de pessoas que deixaram a própria profissão;
O motivo? É multifatorial. No entanto, fatores como o excesso de cobranças, jornadas prolongadas e a falta de suporte emocional estão entre os principais.
E agora?
De acordo com o próprio Ministério do Trabalho e Emprego, a nova norma deve ser encarada como um investimento estratégico, cujo objetivo é manter um ambiente de trabalho produtivo e saudável.
De certa forma, a teoria é de que “profissionais que se sentem apoiados apresentem maior engajamento e produtividade” nas próprias funções.
No entanto, há quem discorde da medida, alegando que obrigar empresas a adotarem os serviços interferiria na liberdade da companhia e até mesmo de seus funcionários.
Por ser um tema que divide opiniões, gostaríamos de saber a opinião dos nossos leitores.

Redação
trends






waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se