Viver perto de campos de golfe pode triplicar o risco de Parkinson?

CONTROVERSIAL STUDIES

Viver perto de campos de golfe pode triplicar o risco de Parkinson?

Redação
Redação
16 maio 2025Última atualização: 15 maio 2025

(Imagem: Medical Express)

Se você leu o título, talvez tenha ficado um pouco confuso. Contudo, uma nova pesquisa realizada nos Estados Unidos — liderada pelo Barrow Neurological Institute e pela Mayo Clinic — encontrou uma correlação surpreendente entre dois fatores:

  • Proximidade de campos de golfe.
  • Risco aumentado de Doença de Parkinson.

Segundo o estudo, indivíduos que vivem entre 1,6 km e 3,2 km de campos de golfe têm quase três vezes mais chances de desenvolver a condição.

Além disso, quanto mais longe a pessoa morava do campo de golfe, menor era o risco de ter Parkinson — caindo cerca de 13% a cada milha de distância.

No total, foram analisados 419 casos de Parkinson ao redor do país, e os cientistas começaram a se questionar: o que pode estar causando um fenômeno desses?

A hipótese final

Após uma série de investigações, eis a teoria mais aceita: campos de golfe nos EUA usam pesticidas em níveis até 15 vezes maiores que na Europa.

  • A hipótese é que esses compostos atinjam o lençol freático, contaminando a água potável — especialmente em regiões com solo mais permeável.

Na prática, pesticidas podem afetar o cérebro ao danificar as mitocôndrias, responsáveis por gerar energia nas células nervosas.

🩺 Isso leva à morte progressiva de neurônios que produzem dopamina, uma substância essencial para o controle dos movimentos.

Com o tempo, essa perda de dopamina pode desencadear sintomas típicos da Doença de Parkinson, como tremores e rigidez muscular.

Uma lição final

Da próxima vez que te disserem que “tal coisa está associada a tal coisa”, investigue um pouco mais. Pare por um minuto, reflita e seja crítico.

Se você já leu nossa primeira matéria do “Controversial Studies”, sabe que nem toda correlação evidencia uma causalidade. Se você ainda não leu, aqui vai a matéria completa. Leia até o fim — você vai entender do que estamos falando.

Redação

Redação

Emoji de dedo apontando para a telaseu feedback importa!

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

1/2 - O que achou do post?

  • Ruim
  • Ótimo
Waffle

waffle | criando marcas que você gosta de consumir

junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve

inscreva-se
terça e quinta, às 05:15

seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.

inscreva-se
toda quinta às 11:11

um one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira

inscreva-se
toda segunda, às 18:18

para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos

inscreva-se
sempre às 06:06 manhã