
Brasileira descobre potencial de veneno de marimbondo no combate ao câncer
CASE DE SUCESSO
Brasileira descobre potencial de veneno de marimbondo no combate ao câncer


(Imagem: Yale News)
Brasil no topo. A professora Márcia Mortari, da Universidade de Brasília (UnB), está liderando pesquisas que podem transformar o tratamento de cânceres como o de mama e melanoma.
Márcia é uma ex-paciente oncológica, que derrotou um tumor na mama há aproximadamente 5 anos. Coincidência ou não, o mundo dá voltas!
Sobre a pesquisa
Mortari e sua equipe descobriram que o veneno do marimbondo da espécie Chartergellus communis contém substâncias com propriedades antitumorais.
🩺 Em experimentos de laboratório, eles constataram que a proteína presente no veneno, chamada chartergellus-CP1, é eficaz na destruição de células neoplásicas na mama.
O mais legal de tudo é que, inicialmente, a pesquisa visava apenas analisar as substâncias contidas no veneno do marimbondo, sem um objetivo terapêutico evidente.
What’s new?
Os primeiros resultados da pesquisa in vitro foram publicados em 2022. Desde então, a equipe mantém contato com empresas da indústria farmacêutica para que o princípio ativo do fármaco chegue às instituições de saúde.
Embora a espécie de marimbondo seja nativa do Brasil, o veneno do Chartergellus communis nunca havia sido estudado de maneira profunda.
No entanto, apesar dos avanços, o produto ainda precisa passar por uma série de testes e experimentos para ser disponibilizado ao público. Ainda temos um longo caminho pela frente.

Redação
trends







waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se