
CFM cria comissão de saúde e espiritualidade
BRAZIL HEALTH
CFM cria comissão de saúde e espiritualidade


(Imagem: CFM)
Está dando o que falar… Recentemente, o Conselho Federal de Medicina (CFM) criou uma nova comissão interna: A Comissão de Saúde e Espiritualidade.
E como já era de se esperar, a decisão gerou polêmica. Enquanto uns reconhecem o papel da espiritualidade na saúde, outros acreditam que uma coisa não tem a ver com a outra.
Saúde e espiritualidade
A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece que a espiritualidade pode beneficiar o bem-estar psíquico, social e biológico dos pacientes.
Segundo a coordenadora da Comissão, o objetivo não é abordar religião, e sim estudar os impactos reais da espiritualidade nos casos clínicos. Aqui vai um CTRL C + CTRL V do que foi dito pela médica:
“Nossa comissão é diversa. Aqui não falamos de crença específica, mas sim de como práticas espirituais, como a oração, influenciam na saúde dos pacientes.”
Existe uma relação?
Por um lado, há quem acredite que a espiritualidade beneficia a saúde ao reduzir o estresse por meio da liberação cerebral de substâncias químicas, melhorando o bem-estar.
🩺Isso poderia fortalecer o sistema imunológico e auxiliar a recuperação emocional e física dos pacientes.
Por outro lado, há quem acredite que não exista relação direta entre espiritualidade e saúde, devido à falta de provas concretas dessa conexão.
Nesse caso, os benefícios observados seriam coincidências ou resultados indiretos de outros fatores psicológicos.

Redação
trends






waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se