
Lula passa por neurocirurgia de emergência
BRASIL HEALTH
Lula passa por neurocirurgia de emergência


(Imagem: Poder 360)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) precisou passar por uma cirurgia às pressas após ser diagnosticado com hemorragia intracraniana.
Queixas de dores de cabeça levaram a exames de imagem e à detecção de um hematoma causado por uma queda doméstica sofrida em outubro deste ano.
O que é hemorragia intracraniana?
🩺 Trata-se de um sangramento dentro do crânio, que pode ocorrer entre o cérebro e as meninges, gerando pressão e danos potenciais ao sistema nervoso.
As meninges são um conjunto de três camadas de tecido que protegem e envolvem o sistema nervoso central. São compostas pela dura mater, aracnóide e pia mater.
No caso de Lula, o problema foi uma hemorragia subdural, que resultou em um acúmulo de sangue entre o cérebro e a dura mater.
Diagnóstico e intervenção cirúrgica
Inicialmente, sintomas como cefaleia levaram os médicos a investigar o quadro clínico do presidente.
🩺 Ao identificar o hematoma, optaram pela craniotomia, um procedimento que envolve abrir uma pequena parte do crânio para drenar o acúmulo de sangue.
Após o procedimento, o hospital emitiu em nota que o presidente apresentou uma boa recuperação, e que segue conversando e se alimentando normalmente.

Redação
trends







waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se