
OMS elege “saúde materna e neonatal” para tema do Dia Mundial da Saúde
BIG STORY
OMS elege “saúde materna e neonatal” para tema do Dia Mundial da Saúde


(Imagem: Axios)
O ano das mamães! Todos os anos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) escolhe uma espécie de “tema especial” para o Dia Mundial da Saúde.
- Em 2025, o tema não poderia ser mais pertinente: “Saúde Materna e Neonatal”. Afinal, se tratarmos onde tudo começa, as próximas gerações certamente colherão bons frutos.
Então, a partir do lema "Começos saudáveis, futuros esperançosos", governos e comunidades médicas são convocados para agir contra as mortes evitáveis de mães e bebês.
Sobre o problema
Muitas mulheres morrem na gravidez devido a complicações como hemorragias intensas, infecções graves, pré-eclâmpsia, partos obstruídos e problemas cardíacos pré-existentes não tratados adequadamente.
Esses riscos são agravados pela falta de acesso a cuidados médicos qualificados — especialmente em regiões pobres, rurais ou durante emergências humanitárias.
🩺 Além disso, bebês frequentemente morrem prematuramente devido às complicações relacionadas à prematuridade, como infecções adquiridas no parto ou asfixia neonatal.
Contudo, é essencial diferenciar os problemas “evitáveis” dos “inevitáveis”… E é aí que mora o problema. Acontece que a maioria das complicações surge de problemas evitáveis, como a falta de acesso a um acompanhamento pré-natal adequado.
Segundo o presidente da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, as estatísticas podem ser consideradas alarmantes. Veja algumas abaixo.
- Cerca de 300 mil mulheres morrem anualmente por complicações relacionadas à gravidez;
- Mais de 2 milhões de recém-nascidos perdem a vida antes do primeiro mês;
- Cerca de 1,9 milhão de bebês nascem sem vida;
- Estima-se que uma “morte evitável” de mãe ou filho ocorra a cada 7 segundos ao redor do mundo.
Ainda assim, a história não para por aí.
Isso porque também existe um risco materno invisível, que muitas vezes não é mensurado em estatísticas como estas.
A saúde das mulheres vai além da sobrevivência ao parto. Cuidados de qualidade, físicos e emocionais, devem ser garantidos antes, durante e após o nascimento do bebê.
Isso inclui atenção à saúde mental, doenças crônicas e acesso eficaz ao planejamento familiar. No entanto, essa está longe de ser a realidade da maioria das mulheres ao redor do mundo.
Para mudar o cenário atual, é preciso conscientizar a população e os governos a respeito das atuais falhas dos sistemas de saúde.

Redação


waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se