
Número de fumantes no Brasil cresceu 25% no último ano
BIG STORY
Número de fumantes no Brasil cresceu 25% no último ano


(Imagem: Axios)
No dia 01/08, tivemos o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Pulmão. Como não podemos deixar a data passar em branco, decidimos compartilhar um dado impactante.
O número de fumantes no Brasil voltou a crescer em 2024 — e isso pode ter consequências graves.
O perigo do hábito 🫁
O tabagismo expõe o corpo a milhares de substâncias tóxicas, como nicotina, alcatrão e monóxido de carbono, que se espalham rapidamente pelo sangue.
- Essas toxinas danificam o DNA das células, favorecendo mutações que podem causar câncer — sendo o de pulmão o mais comum e letal entre fumantes.
O cigarro também agride as paredes dos vasos sanguíneos, aumentando o risco de infarto e derrame.
🩺 Nos pulmões, provoca inflamação crônica e destruição dos alvéolos, o que leva à falta de ar e doenças como enfisema ou bronquite crônica.
E, claro, em nível populacional, o tabagismo reduz a qualidade de vida, encurta a longevidade e sobrecarrega os sistemas de saúde.
Um olhar estatístico 🇧🇷
Apesar da prevalência de fumantes ter se mantido relativamente estável de 2021 para 2023, houve um crescimento relativo de aproximadamente 25% de 2023 para 2024.

Segundo dados do Ministério da Saúde, essa é a primeira vez desde 2007 que o Brasil registra um aumento significativo no número de fumantes.
O principal motivo parece ser o crescimento dos cigarros eletrônicos, que atraem o público jovem com seus diversos formatos, sabores e cores.
Por que isso importa? Mais de 174 mil brasileiros morrem a cada ano por doenças causadas pelo tabaco — 55 mil apenas por câncer. Além disso:
- O impacto total do tabagismo no SUS é de R$ 153 bilhões por ano;
- A Receita Federal estima que apenas 5% desse custo seja compensado por impostos sobre a venda de cigarros.
Uma mensagem final
Mesmo que você já fume há décadas, parar agora pode trazer inúmeros benefícios para a sua saúde:
- Em 20 minutos: Sua frequência cardíaca volta ao normal.
- Em 2 a 12 semanas: A circulação melhora e a função pulmonar começa a se recuperar, com aumento da capacidade respiratória.
- Em 1 a 9 meses: Há redução significativa de tosse e falta de ar, pois os cílios das vias aéreas se regeneram e limpam melhor as secreções.
- Em 10 anos: O risco de morte por câncer de pulmão cai cerca de 50%.
Pode acreditar, cada dia sem cigarro é um passo poderoso para recuperar sua vida — e nunca é tarde para embarcar nessa jornada.

Redação
trends








waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se