
Endometriose já atinge mais de 10 milhões de brasileiras
BIG STORY
Endometriose já atinge mais de 10 milhões de brasileiras


(Imagem: Axios)
Se você não sabia, agora está sabendo: O “março amarelo” é o mês nacional de conscientização da endometriose.
A doença é uma questão de saúde pública muito maior do que você provavelmente imagina, uma vez que cerca de 10 milhões de brasileiras sofrem com a condição.
Apesar da gravidade e frequência, a doença segue negligenciada, o que atrasa diagnósticos e a implementação de tratamentos eficazes.
Sobre a doença
A endometriose é uma doença crônica em que células semelhantes às do endométrio, tecido que reveste o interior do útero, crescem fora dele.
- Esses tecidos frequentemente surgem em locais como ovários, trompas, intestino ou superfície abdominal — causando inflamação e dor intensa, especialmente durante a menstruação.
A causa exata ainda é desconhecida, embora fatores hormonais, imunológicos e genéticos estejam envolvidos.
🩺 Os principais sintomas incluem cólicas fortes, dor nas relações sexuais, infertilidade e desconforto intestinal ou urinário.
Quanto ao tratamento, varia muito de acordo com a paciente — podendo envolver desde medicamentos hormonais e anti-inflamatórios até cirurgias de remoção da lesão.
Brasil 🇧🇷 x Mundo 🌎
É errado pensar na endometriose como uma questão de saúde pública exclusivamente brasileira. Isso porque, mundialmente, cerca de 190 milhões de mulheres em idade fértil já foram diagnosticadas com a doença.
- No entanto, segundo a Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, o diagnóstico da condição no Brasil é recebido com um atraso de 7 a 10 anos, em média.
E se depois de todas essas informações você ainda não se convenceu de que a condição é extremamente comum, listamos algumas famosas que já foram diagnosticadas (confira a lista mais completa aqui).
- Adriana Esteves;
- Anitta;
- Larissa Manoela;
- Patrícia Poeta;
- Tatá Werneck.
Portanto, fica a dica: Não deixe de realizar acompanhamento médico periodicamente e, caso se identifique com os sintomas da doença, é importante buscar ajuda especializada.
PS: Aos que quiserem se aprofundar no assunto, aqui vai um conteúdo do Ministério da Saúde sobre o tema.

Redação

waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se