
A sequência de eventos que levaram ao falecimento do Papa Francisco
BIG STORY
A sequência de eventos que levaram ao falecimento do Papa Francisco


(Imagem: Axios)
🕊️ A última jornada de Francisco. Na última segunda-feira, o Vaticano confirmou que o Papa Francisco morreu de um AVC seguido por insuficiência cardíaca, aos 88 anos, em sua residência.
Segundo a instituição, o pontífice havia pedido um enterro simples e sem ornamentos, rompendo com a tradição de sepultamento sob a Basílica de São Pedro.
O AVC e doenças crônicas associadas
O Papa Francisco morreu em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC), seguido de um quadro de insuficiência cardíaca. O AVC ocorre quando há obstrução ou ruptura de um vaso sanguíneo no cérebro — levando à morte de células cerebrais.
Isso pode comprometer funções vitais, como respiração e batimentos cardíacos… E foi o que aconteceu. Após o AVC, o coração do papa não conseguiu manter o bombeamento adequado de sangue, levando à falência dos órgãos.
Além disso, o pontífice já enfrentava uma série de doenças crônicas — que naturalmente aumentam o risco de complicações de saúde.
- Bronquiectasias: uma dilatação anormal e permanente dos brônquios, que causa acúmulo de muco, infecções respiratórias recorrentes e inflamação crônica pulmonar;
- Hipertensão Arterial: elevação persistente da pressão sanguínea nas artérias, aumentando o risco de infarto, AVC, insuficiência renal e cardíaca;
- Diabetes Tipo II: doença metabólica caracterizada pela resistência à insulina e/ou produção insuficiente, resultando em níveis altos de glicemia e complicações sistêmicas progressivas.
Fevereiro de 2025
Apesar de conviver com essa série de condições, o Papa Francisco ainda levava uma vida relativamente ativa, cumprindo com intensos deveres de seu cargo. Mas, foi em fevereiro de 2025 que as coisas mudaram.
Nesse mês, o Papa teve uma pneumonia dupla, o que sobrecarregou ainda mais seus pulmões e seu sistema cardiovascular.
🩺 Pneumonia dupla se trata de uma infecção nos dois pulmões, causando inflamação, febre, tosse, falta de ar e acúmulo de secreções respiratórias.
Segundo os médicos responsáveis pelo caso, esse conjunto de fatores foi determinante para o desfecho ocorrido.
🔮 E agora? O pontífice escolheu ser enterrado na Basílica de Santa Maria Maior, local ao qual era devoto e visitava antes e depois de suas viagens.
- Ainda assim, seu corpo foi colocado em caixão na segunda-feira, e será levado à Basílica de São Pedro para homenagens públicas.
O funeral ocorrerá entre 4 e 6 dias após a morte, com mais 9 dias de luto oficial. Em seguida, o conclave acontecerá em 20 dias, e pretende escolher o sucessor ao cargo.

Redação


waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se