1A maior campanha nacional de prevenção ao câncer de pele
BIG STORY
A maior campanha nacional de prevenção ao câncer de pele


(Imagem: Hospital Presidente)
Céu aberto, calor intenso e um convite irresistível para ir à praia. De certa forma, essa é a descrição do mês de dezembro para boa parte dos brasileiros.
Mas é também nesse cenário que surge o alerta: o Dezembro Laranja, maior campanha nacional de prevenção ao câncer de pele.
O contexto brasileiro 🇧🇷
O Brasil está entre os países com maior índice de radiação ultravioleta do mundo — e o câncer de pele permanece como o tipo mais comum na população. Os números não mentem.
- Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de pele no Brasil resulta em aproximadamente 2.600 mortes por ano, considerando todas as suas formas.
- Além disso, a taxa de mortalidade por câncer de pele cresceu na última década, passando de aproximadamente 0,35 para 0,54 mortes por 100 mil habitantes.

Sobre a doença 🩺
O câncer de pele ocorre quando há crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele, frequentemente provocado pela exposição excessiva ao sol. Existem três tipos principais:
- Carcinoma basocelular;
- Carcinoma espinocelular;
- Melanoma — o mais raro e mais agressivo.
Mesmo sem queimaduras visíveis, a radiação UV pode danificar o DNA das células cutâneas ao longo do tempo. Quando não diagnosticado precocemente, o câncer de pele pode se espalhar e comprometer outras partes do corpo.
E como identificar sinais suspeitos? A regra do ABCDE ajuda a distinguir pintas que merecem atenção:
- A — assimetria;
- B — bordas irregulares;
- C — cores variadas;
- D — diâmetro maior que 6 mm;
- E — evolução rápida ou mudança recente.
Além disso, fique atento a feridas que não cicatrizam, lesões que sangram, manchas persistentes ou nódulos escuros. Esses podem ser os primeiros sinais de um câncer de pele — e quanto antes o diagnóstico, maiores as chances de cura com tratamentos simples.
Como me proteger?
Para se prevenir, aqui vão algumas medidas que fazem diferença:
- Use protetor solar todos os dias;
- Evite a exposição ao sol entre 10h e 16h;
- Utilize roupas com proteção UV, bonés, óculos escuros e mantenha-se hidratado.
Por fim, crianças devem ter proteção redobrada. Estima-se que 80% da radiação solar acumulada ao longo da vida ocorre até os 18 anos — e os efeitos só aparecem décadas depois.

Redação
trends
1
waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se







