
Transplante de fezes de ciclistas “aumentam energia” em testes com cobaias
BELIEVE IT OR NOT
Transplante de fezes de ciclistas “aumentam energia” em testes com cobaias


(Imagem: Science News)
Sim, você leu certo. Cientistas transplantaram microbiota intestinal de ciclistas e jogadores profissionais para camundongos.
O resultado? Um aumento na sensibilidade à insulina e nos estoques de glicogênio, que pode ser considerado uma fonte de energia essencial.
Além disso, o estudo também buscou analisar e comparar as fezes de atletas com a de não atletas.
Mais eficiência
Apesar de terem menos diversidade bacteriana, os atletas apresentaram níveis mais altos de ácidos graxos de cadeia curta — metabólitos ligados à produção de energia.
🩺 Portanto, a hipótese é que os microrganismos desses atletas consigam extrair mais nutrientes do alimento.
Qual é a relevância científica desse experimento? Existe uma modalidade de tratamento na qual as fezes de um doador são transplantadas para o intestino do paciente que possui algum tipo de doença intestinal.
🩺 Esse tipo de tratamento é especialmente útil em casos de infecção recorrente por Clostridioides difficile, que pode ser grave e resistente ao tratamento convencional.
Portanto, estudos como estes sugerem o fato de que, antes de realizar o procedimento, deveríamos nos perguntar: Será que o metabolismo do doador poderá afetar o metabolismo do paciente?
A verdade é que ainda não sabemos ao certo… E é aí que está a beleza da Ciência, que nos traz mais questionamentos do que respostas.

Redação

waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se