
Cientistas controlam diabetes tipo 1 em animais após transplante
ANIMAL WORLD
Cientistas controlam diabetes tipo 1 em animais após transplante


(Imagem: Dra Vanessa Santarosa)
🤩 Simplesmente espetacular. Pesquisadores chineses conseguiram restabelecer o controle glicêmico em modelos animais com diabetes tipo 1 usando um transplante inovador de ilhotas pancreáticas.
A nova técnica utiliza o baço como local de transplante, criando um ambiente mais favorável à sobrevivência das células.
🩺 Isso porque o baço possui estrutura porosa, rica irrigação sanguínea e maior tolerância imunológica, o que ajuda a proteger as ilhotas transplantadas.
Nos testes com animais, foi possível restabelecer o controle glicêmico de forma estável e com menor necessidade de imunossupressores.
- Na prática, a técnica representa um avanço promissor no tratamento do diabetes tipo 1.
No entanto, como os testes foram realizados apenas em modelos animais, será necessário um extenso processo de validação em humanos.
Por que isso importa?
A diabetes tipo 1 é uma doença autoimune em que o corpo destrói as células do pâncreas responsáveis pela produção de insulina, exigindo tratamento contínuo com injeções do hormônio.
Atualmente, uma das estratégias mais promissoras para tratar a condição é o transplante de ilhotas pancreáticas, mas a rejeição imunológica ainda é um grande obstáculo.

Redação
trends





waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se